quarta-feira, 15 de julho de 2009

Nas tábuas do teu coração

Escreve-os na tábua do teu coração. Livro de provérbios.

O povo hebreu utiliza esta expressão varias vezes em seus manuscritos religiosos e estão se referindo as leis de Deus, porque Moisés escreveu os dez mandamentos em duas tábuas de madeira .Os sacerdotes estavam constantemente ensinando as pessoas a guardarem a fé religiosa. Eles insistiam em frases como, “ guarda os mandamentos divinos e não se aparte de sua boca o livro desta lei, antes medita nele de dia e de noite e escreve-os na tábua do seu coração, e estes mandamentos te guiarão pelo caminho que deves ir”.

O que me chama muito a atenção, é que civilizações tão antigas como a Hebréia, já tinham conhecimento da importância dos pensamentos que colocamos em nossa mente.
Quando começamos a pensar em algo específico, nos familiarizamos com a nova idéia, depois integramos o pensamento em nossa maneira de pensar,e convertemos ele em ação,e este pensamento em forma de ação, será gravado no nosso tecido cerebral.
Isto não é uma aula de religião ou ciência, mas somente um raciocínio que nos alerta a tomar cuidado com o que queremos gravar na nossa mente, porque o que gravamos, ficará ai, e será o que nos conduzirá no nosso dia a dia.

Era uma vez um soldado que havia sobrevivido a uma horrível guerra. E passado alguns anos, ele ainda pensava na guerra, quando ele via ou escutava algo que o fazia lembrar deste passado, seus pensamentos se aprofundavam e ele podia viver a experiência outra vez .Ela estava gravada na sua mente e o fazia sofrer, entao ele virou um prisioneiro de guerra.
Um dia, ele decidiu vencer esta outra batalha, e se libertar desta prisão, lutou com todas as suas forças e começou a pensar em outras coisas, começou a ler livros, ver filmes engraçados,escutar muita música,etc., tirar sua atenção deste foco, e pouco a pouco foi apagando as palavras da guerra que estavam escritas na sua memória.
Literalmente,ele pegou as duas tábuas do seu coração e escreveu uma nova história nelas, e esta nova escrita foi o que passou a guiar seus passos, de dia e de noite, como diriam os Hebreus

Nenhum comentário: