domingo, 19 de julho de 2009

Diário de um marinheiro



Hoje é um dia especial, depois de tantos meses ancorados em um porto no Pacifico, finalmente vamos atravessar o oceano para rever a família, os amigos, rever meu lugar preferido, onde se pode ver o sol se pondo, como si se pudesse pegar lhe com as mãos.
O comandante ordenou: é hora de levantar as ancoras e partir,
Sem as ancoras seria impossível um navio tão grande ficar por tanto tempo em um mesmo porto.
Os marinheiros se empenham rapidamente em subir as ancoras. Antigamente elas eram levantadas somente com a força humana, hoje tudo é diferente, existe máquinas que fazem com que elas subam mais rápido e sem muito esforço.
Depois de algum tempo, todas as ancoras foram recolhidas pelos marinheiros. A tripulação agora, está preparado para seguir sua viagem através do imenso mar.
O comandante segue um mapa, uma rota marítima, que o orienta e evita que nos percamos dentro deste gigante mundo azul.
Boa noite querido diário,tudo vai dar certo, é hora de descansar e deixar o navio seguir seu trajeto (:
Thank You

.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Einstein e o saco de trigo

“Quando Einstein pensou que estava equivocado, ele fez uma das maiores descobertas da ciência: a energia negra”.
Einstein era um ser humano, como qualquer um de nós, um homem admirável pelo seu conhecimento e humor. Alguém me disse que: uma vez, em uma conferencia, lhe perguntaram, porque ele se vestia da maneira que ele se vestia, ou seja, não tão elegante. E ele respondeu: Em um saco de trigo, o que vale mais? O trigo ou a casca?
Você pode imaginar as pessoas criticando Einstein, por causa de sua roupa ou seu corte de cabelo,(um cabelo bem doido). Hoje parece ridículo, mas naquela época, não! Homens e mulheres andavam estritamente alinhados, bem vestidos, com o cabelo impecável, principalmente se tratando de um intelectual ou uma pessoa que fizesse parte da classe alta.
Que seria da ciência atual, se Einstein se conformasse com a mentalidade da sua época, ou se desanimasse diante dos “incentivos” não tão motivadores de sua professora de primário, que por sinal não deveria conhecer nada sobre os diferentes tipos de inteligência, ela é que era burrinha (:
No mínimo quando ela reclamava da suposta burrice de seu aluno, os outros professores concordavam.
Será que no meio destes “Maria vai com as outras”, havia pelo menos um professor, que defendia o garoto e dizia: vocês estão errados, este menino Einstein vai longe....ele tem futuro, creia-me! Se ele existiu, que pena, que não conhecemos o seu nome, porque hoje ele seria visto como um santo.
Com certeza Einstein, não era perfeito em tudo, nem dominava todos os conhecimentos da humanidade. Ele foi maravilhoso fazendo aquilo que ele gostava, desfrutava, sonhava, se dedicava.
A ciência de Einstein, talvez seja muito elevada para muitos, inclusive para mim, mas sua simplicidade e simpatia é perfeitamente acessível.
O melhor que Einstein fez com aquela professora, foi deixar-la em sua ignorância, pensando o que ela quisesse dele, e não ser levado pelos conceitos superfluos daquela sociedade.
O importante, é que ele era feliz consigo mesmo e pode fazer a sua parte na reconstrução de um mundo melhor, como ele achava que tinha que ser feito, e que grande mundo ele fez para nós, hein.
Até quando as pessoas vão insistir em julgar e criticar o que não conhecem, fazer isto é fácil, o monstro ou o príncipe, está na cabeça e interpretação de cada um.
(:

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Nas tábuas do teu coração

Escreve-os na tábua do teu coração. Livro de provérbios.

O povo hebreu utiliza esta expressão varias vezes em seus manuscritos religiosos e estão se referindo as leis de Deus, porque Moisés escreveu os dez mandamentos em duas tábuas de madeira .Os sacerdotes estavam constantemente ensinando as pessoas a guardarem a fé religiosa. Eles insistiam em frases como, “ guarda os mandamentos divinos e não se aparte de sua boca o livro desta lei, antes medita nele de dia e de noite e escreve-os na tábua do seu coração, e estes mandamentos te guiarão pelo caminho que deves ir”.

O que me chama muito a atenção, é que civilizações tão antigas como a Hebréia, já tinham conhecimento da importância dos pensamentos que colocamos em nossa mente.
Quando começamos a pensar em algo específico, nos familiarizamos com a nova idéia, depois integramos o pensamento em nossa maneira de pensar,e convertemos ele em ação,e este pensamento em forma de ação, será gravado no nosso tecido cerebral.
Isto não é uma aula de religião ou ciência, mas somente um raciocínio que nos alerta a tomar cuidado com o que queremos gravar na nossa mente, porque o que gravamos, ficará ai, e será o que nos conduzirá no nosso dia a dia.

Era uma vez um soldado que havia sobrevivido a uma horrível guerra. E passado alguns anos, ele ainda pensava na guerra, quando ele via ou escutava algo que o fazia lembrar deste passado, seus pensamentos se aprofundavam e ele podia viver a experiência outra vez .Ela estava gravada na sua mente e o fazia sofrer, entao ele virou um prisioneiro de guerra.
Um dia, ele decidiu vencer esta outra batalha, e se libertar desta prisão, lutou com todas as suas forças e começou a pensar em outras coisas, começou a ler livros, ver filmes engraçados,escutar muita música,etc., tirar sua atenção deste foco, e pouco a pouco foi apagando as palavras da guerra que estavam escritas na sua memória.
Literalmente,ele pegou as duas tábuas do seu coração e escreveu uma nova história nelas, e esta nova escrita foi o que passou a guiar seus passos, de dia e de noite, como diriam os Hebreus

domingo, 12 de julho de 2009

Aprendizaje y sufrimiento, que aburrimiento.

Uno de esos días soleados de verano, yo estaba paseando en el parque con mí hijo, y yo le explicaba que hay muchas maneras de aprender, derepente encontramos un pájaro, herido, que no podía volar, cuando le recogíamos para llevarlo al veterinario,me vino a la mente, una historia que dijo mi profesor sobre aprendizaje.
Un médico juntó un grupo de personas, creo que eran estudiantes de medicina, no me acuerdo bien, y les dijo para pegar o torturar a los pacientes, todas las veces que estos se equivocasen. Lo más increíble, era que, mismo que los pacientes gritasen pediendo para parar, los estudiantes no les hacían caso, mismo que les costase pegarles, no podían parar, estaban pendientes de las órdenes del médico. Al oír eso, se me abrió una ventana, delante de mis ojos y pude entender muchas cosas, como el hecho curioso, de la obediencia incondicional en grupo.
Sin duda, el sufrimiento es una forma de aprender, y el método preferido de grupos fanáticos religiosos y de dictaduras. Es una forma de callar, amedrentar, inhibir una persona.
Puede que pasemos por momentos difíciles, y aprendemos de esos episodios, a veces tan desagradables, pero hay una gran diferencia entre estos hechos aislados y un dictador que manipula una situación, y juega con la vida, las emociones y la libertad de expresión de alguien.
Los dictadores y lideres religiosos usan el deseo que el ser humano tiene de creer que está haciendo lo mejor,lo correcto, y usan eso como si fuera una cuerda que ata a los que les escuchan, haciéndoles insensibles a los gritos de dolor de los que están sufriendo. Cuanta gente inocente, ha sido tratada como criminales, hechiceros y murieron en la Inquisición, solo porque eran diferentes, o hacían algo que no agradaba a un grupo específico de personas.
Era una manera muy fácil de enseñar y mantener el control absoluto.
Esta gente se olvidó que en la diferencia, está la belleza, que el arco-iris se forma en el cielo, con varios colores. Que en el fondo del mar, hay tantas especies de peces y animales marinos que un hombre pasaría toda su vida para nombrarles y no lograría terminar.
Volviendo al tema del pájaro herido, el veterinario lo medicó, entonces, llevamos el animalito a casa, le dimos, agua, comida y cariño. Cuando él se recuperó por completo, fuimos con él al parque, y que emoción, cuando mi hijo cogió el pajarito en sus manos y lo soltó, él salió volando y desapareció en el horizonte.
Mientras el pajarito volaba, yo pregunté para mí hijo:
¿Qué es lo que prefieres tú, aprender por el amor(en el sentido de paz y comprensión) o por el dolor?
Él me contestó:
¡Mamá, claro que por el amor!
Yo añadí:
Yo también, yo también.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Qual a moral das histórinhas?

Era uma vez um sapo, que não morava na lagoa. Era um sapo, digamos...que, com um comportamento meio bizarro, diferente, raro. Ele morava dentro de um buraco, que só tinha uma minúscula saída, como ele estava gordinho,e custava muito sair desta cova, ele ficava olhando o céu e pensava que o mundo era só isto. Ele conhecia as estrelas que estavam na dimensão de sua visão celestial, tinha até colocado nome em cada uma delas, gostava de ver a lua e pensava que ela tinha luz própria, vez ou outra passava um inseto voador, que ele também conhecia. De vez em quando ele ia à lagoa namorar, ou conversar com seus amigos sapos.

Mudando de sapos para príncipes,
Era uma vez um príncipe que para descobrir se seus três homens de confiança, eram mesmo de confiança e tinham um bom coração, se vestiu de mendigo e foi visitar-lhes.
O primeiro lhe deu comida, mas encheu de pimenta o prato dele, e riu do mendigo,até não poder mais.
O segundo lhe bateu a porta na cara e não quis nem saber
O terceiro lhe deixou entrar, o ajudou e demonstrou bondade, tudo isto sem saber que o mendigo era o rei.


Mudando de príncipes para Shakespeare em uma de suas famosas histórias,
ele conta que, um bêbado,vagabundo estava dormindo no chão depois de beber a noite inteira. Então um nobre que passava pela rua, viu o bêbado e teve uma idéia.
Chamou seus empregados e lhes pediu para levarem o bêbado para seu castelo e quando este acordasse que todos fizessem como se ele fosse um nobre também. E quando ele se despertou da embriaguez, acabou se convencendo que ele era realmente um nobre.

Provavelmente não há muita conexão entre uma história com a outra, mas como o blog é meu eu escrevo o que eu quiser.

E mudando de assunto para descontrair mais, veja um video da Vila Cezámo,como tem direitos autorais,não dá para publicar, porém vale a pena ver. Veja e aproveite para sair da sua região,ops,quero dizer, da sua página de conforto e visitar uma outra página web,quando esteja fazendo esta mudança pense em algo que queira mudar na sua vida e mude ao mesmo tempo que muda de página web. :)

http://www.youtube.com/watch?v=bDZCxm8n_bA