segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Se acostumar


IC434 in Orion
Originally uploaded by mpastro2001
Minha mãe sempre dizia:

“- A preguiça se vence trabalhando e uma experiência traumática também se vence trabalhando com ela”.

Nós não só sentimos dor quando nos machucamos fisicamente. Podemos ser machucados também com palavras e com atitudes que recebemos de outros.
A fase em que somos mais suscetíveis a traumas psicológicos é na infância, porém não quer dizer que na fase adulta estamos livres disto.
Uma ótima maneira de vencer um trauma, ou uma má experiência que afetou você emocionalmente, é acostumar-se a ela.
Parece loucura mais funciona.
Conheço uma menininha que tinha muito medo de dormir no escuro, sua mãe lhe acostumou a dormir sempre com um abajur, e quando ela cresceu sofreu muito, porque onde ia, tinha que levar o abajur. Um dia ela estava em um retiro, no campo, e seu quarto estava fora da casa principal, era bem tarde da noite, e ela havia esquecido algo importante dentro da casa. A distância do seu quarto para esta casa era razoável, e estava bem escuro, não havia nem um abajur. Então ela pensou: a melhor maneira de vencer o medo do escuro,é me acostumando a ele. E assim ela fez, contou, 1, 2,3.. e saiu correndo no meio da noite, não olhou nem para trás, nem para os lados, chegou dentro da casa e estava pálida, mas feliz porque havia vencido o que lhe impedia de viver a vida com mais alegria. Na volta para seu quarto ela já estava tranqüila , enquanto caminhava, viu uma coruja (tomou um susto ), grilos e até um morceguinho que passou voando perto dela. Neste momento ela descobriu a beleza da noite, que o escuro é essencial para nós, ajuda nosso metabolismo a dormir melhor, transmite paz e é relaxante, alem de deixar a lua e as estrelas visíveis aos nossos olhos.
Nunca mais ela teve medo do escuro. Se quiser vencer um medo, um trauma, se acostume com ele, fale dele, escreva sobre ele, brigue com ele, se explique para ele, peça satisfações imaginárias, até chegar o momento em que você pode brincar com seu medo, com seu trauma(se for muito forte, é melhor pedir ajuda a um profissional), coloque nomes engraçados em você, nele, te vendo tão infantil diante desta situação..
Quanto mais falamos sobre algo mais nos familiarizamos.Você vai ver como funciona, se funcionou com esta menininha, funciona com outros.


Be happy

A força da linguagem subjetiva.


Idle
Originally uploaded by Shah'91
“O que condena o homem são as palavras que saem de sua boca , não as que entram por seus ouvidos”.

Jesus a mais de 2000 mil anos atrás já era um mestre da linguagem subjetiva, praticamente todos os seus ensinamentos eram ministrados através de parábolas e metáforas.
A grande vantagem de usar linguagem subjetiva,era que, quem escutava seu sermão interpretava segundo sua própria concepção.
Quando Jesus queria passar uma mensagem específica, ele explicava depois, objetivamente o que ele havia dito.

Neste texto de Marcos, alguns religiosos estavam contrariados com os discípulos de Jesus, porque estes haviam se esquecido de lavar as mãos antes das refeições (hoje eu também ficaria brava com eles, com a gripe H1N1, e outras doenças soltas por ai...).
Jesus aproveitou o ensejo para romper alguns padrões de conduta que ambos possuíam na época ; tanto discípulos como os outros religiosos.

E disse: -“Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem”. Mc7:15
Ele falava de pensamentos maus (violência), inveja, blasfêmia, soberba, malícia em tudo, etc..
Na nossa caminhada de eternos alunos da vida, vamos acumulando conhecimentos e estes vão se adaptando a nossa forma particular de ver o mundo que nos rodeia.
Cognições são formadas, (pensamentos, raciocínios) a partir de outras cognições que já temos.

Um bonito exemplo é a árvore chamada Baobab, ela é muito comum em alguns países africanos. Si digo que, ela é uma árvore muito grossa, que é possível fazer uma casa dentro dela, você possivelmente terá uma idéia de esta árvore baseado no conhecimento de arvores que possui, certo?



three trees
Originally uploaded by _barb_


Para um africano, ela é muito mais que uma árvore, seus ancestrais mortos, vivem nela, ela esta coberta de vida e magia.
Nisto mora o poder da linguagem subjetiva, ela faz você colocar para fora seu pensamento, e o melhor, seu pensamento sai de maneira espontânea, sem que você perceba, que sua interpretação é só um lado da moeda, o seu lado da moeda.
Jesus sabia muito bem como usar suas palavras e descobrir quem eram as pessoas que estavam ao seu redor.

Para mim, esta metáfora da contaminação, traz um ensinamento pedagógico, acerca de reciclar a informação que recebemos de fora, nada que lemos, vemos, escutamos como adultos, pode nos prejudicar. O modo como assimilamos esta informação, é que faz toda a diferença, se a mensagem é de má qualidade e pode nos influenciar, jogamos no lixo do esquecimento, se ela é de boa qualidade absorvemos, e deixamos que ela tome espaço na nossa mente, formando novas cognições, novos pensamentos e novas aprendizagens.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Altruísmo, uma característica inata do ser humano?

Sempre acreditei que sim. Recentemente uma pesquisa feita em chimpanzés mostrou que até estes animais possuem um lado altruísta (revista PloS One).
Um chimpanzé ajuda o outro, sem receber nada em troca, e segundo o jornalista Pepe Cervera do Blog de ciência Retiario: “A interação se produz inclusive quando não há reciprocidade, quer dizer que, os chimpanzés são capazes de entregar um objeto seu, que lhe sirva de ferramenta, sempre que for pedido, mesmo que não obtenha nada em troca. Se eles, que são tão próximos de nós, também podem ser generosos(as vezes), algo de altruísmo tem nestes 99% de ADN que compartilhamos.”




O que mais me apaixona neste tema de altruísmo, é que, todos nós ajudamos o próximo, de alguma maneira, sem querer benefícios ou vantagens imediatas.
Quantas vezes um desconhecido nos pede uma informação na rua e simplesmente respondemos com a maior educação possível, sem cobrar nada por isto. Pense quantas atitudes semelhantes a esta você faz durante o seu dia.
Diariamente colocamos nosso lado altruísta em ação e nem percebemos. Talvez, porque quando ajudamos alguém, nosso ser se enche de prazer e satisfação, e esta sensação é concebida e absorvida por nosso organismo automaticamente.Esta emoção serve como alimento para nosso corpo e mente, nos faz sentir super bem!
É um sentimento maravilhoso , pelo qual muitos entregam suas vidas para ajudar os outros.



Quando você está participando de um trabalho de ajuda humanitária (um dos pontos culminantes do altruísmo humano, em minha opinião), descrever o que se sente em ter em suas mãos uma criança desnutrida, a beira da morte, e cuidar dela, acompanhá-la, alimentá-la até que um sorriso brote de seu rostinho, é uma grande satisfação e alegria que não dá para descrever, é surreal.

“Certa vez, um empresário foi a Índia para ver o trabalho de Madre Tereza e vendo como ela cuidava e abraçava os enfermos , comentou:- Nem se me pagassem eu não faria isto!”
E ela respondeu: -“Nem se me pagassem, eu deixaria de fazer isto meu filho..”



.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Efeito Miragem

Todos sabemos que, uma miragem(segundo o dicionário Michaelis,rs), é um efeito de refração total que, nos desertos arenosos, faz ver na atmosfera a imagem invertida de objetos muito distantes, como cidades, Oasis, etc.
É um engano de sentidos, uma ilusão.
E no nosso dia a dia, no nosso deserto humanóide, o Efeito Miragem é quando projetamos em alguém, uma imagem de sua pessoa que não é real. Esta imagem está baseada mais em nossa imaginação do que na realidade.
Deixamos que nossos sentidos nos iludam.É comum escutar frases como: -“O Sicrano(a) parecia ser tão legal, tão bacana ou, eu pensei que ele(a) era antipático, orgulhoso, e não era nada disso.
Quando isto acontece, é que provavelmente vimos estas pessoas através de um Efeito Miragem.
Neste grande deserto humanóide que vivemos(a terra tem tanta gente como se fossem grãos de areia), as vezes o estresse,os conflitos, os problemas , podem nos deixar cansados, e com isto perdemos energia, e como uma pessoa que está em um deserto de areia, podemos criar imagens que não passam de uma ilusão.
E eu pergunto como fazer para ver as pessoas como elas realmente são?
Antes de tudo saber que as palavras que falamos representam só 7% do que somos.
A linguagem analógica ou não verbal se encarrega do resto, com 93% da informação sobre quem somos(uau, é muito... né).
Atualmente somos privilegiados pelos meios de comunicação com artigos, palestras, filmes, series de TV(Lie to me), livros, que ensinam como se escapar do Efeito Miragem.
Sempre que você estiver conhecendo alguém, passe o Filtro do Efeito Miragem:

F ique atento
I nterrogue-o (a) [com sabedoria, é claro]
L eia as expressões faciais e corporais
T enha confiança em sua intuição
R espeite as diferenças
O fulano(a) está pronto ou não para fazer parte do seu mundo.

O Filtro do Efeito Miragem e o Efeito Miragem são metáforas que inventei nas minhas horas de inspiração,metáforas com um fundo de verdade, para brincar um pouco com a vida . Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

sábado, 3 de outubro de 2009

O muro e a ponte

Muros sempre me chamam a atenção.
Se um muro pudesse falar, quantas coisas ele nos contaria.
A história relata que muros foram edificados para proteger reinos e cidades de inimigos externos.
Quando um muro era destruído, a cidade ficava desprotegida e alvo fácil para ser conquistado.
Quem nunca ouviu falar da caída dos muros de Jericó.

Já uma ponte tem uma função diferente.

Um dia meu filho estava vendo televisão e me perguntou por que as pessoas estavam festejando a destruição do muro de Berlin.
Nesta época vivíamos na África, era uma noite de lua cheia, e o céu estava magnífico, a lua clareava todo o quintal de nossa casa, nos sentamos e comecei a contar-lhe uma parábola sobre um muro e uma ponte.

“Um imponente e grandioso muro, se gloriava de sua estrutura gigante e de seu poder, diante de uma ponte.
A ponte só escutava, e cansada de ouvir tanta exibição disse:
- Eu concordo com o senhor, porém sou tão igual em importância, pois através de mim, cidades e pessoas são conectadas e abastecidas com alimentos e produtos que vem de fora, e também nossos produtos internos sao vendidos para outros povos,as pessoas podem sair, passear, e sabem que eu estarei sempre aqui, para que elas passem. Lembre-se que existe um grande abismo que separa nosso reino do vale (nesta época não existiam aviões, rs)”.

Então, eu perguntei para meu filho:
- Qual a diferença entre uma ponte e um muro?
Ele respondeu:
- Um muro pode separar, dividir territórios, pessoas, cidades, lugares e uma ponte pode conectar territórios, pessoas, cidades, lugares.
Acrescentei:
-Entendeu porque as pessoas festejaram a queda deste muro?
Ele disse:
-Sim, mamãe.
E ele me fez uma segunda pergunta:
- Sabendo disto mamãe, porque o Brasil está construindo muros ao redor das favelas do Rio de Janeiro? Qual o sentido de construir um muro dentro de uma mesma nação, separar o mesmo povo, dividi-lo em dois.
Houve silencio, e eu e meu filho olhamos um para o outro, e uma tristeza suave de compaixão ,invadiu nossa alma, tristeza por saber que, ao invés de fazer mais pontes de justiça, pontes que levem educação, saúde, entretenimento e apoio para a população, estão levantando muros de divisão e de hipocrisia na nossa nação.

“A realidade nem sempre é tão feliz e justa, e nem sempre podemos mudar o que já está feito, mas a realidade que está dentro de nós,com certeza, podemos manipular e construir com pontes e muros adequados, você decide quais ”.



Luckymara