sábado, 29 de maio de 2010

Os filtros do entendimento:

holding hands Pictures, Images and Photos
Os nossos cinco sentidos estão 24 horas recolhendo informação, mesmo quando estamos dormindo, nosso organismo está silenciosamente atento. Já se acordou com o telefone tocando ou um outro barulho externo? Interessante é que você estava dormindo um sono profundo. Enquanto você estava dormindo tranquilamente seu sistema autônomo inconsciente ao seu consciente, estava trabalhando por você.
A informação que entra em nosso mundo interno, passa pelo que poderíamos chamar de “Filtros”. Estes filtros são responsáveis de reciclar a informação. Um destes filtros, é conhecido como Generalização.

A Generalização é muito útil, por exemplo, para aprender gramática.Em Frances, cada vez que aparecem as palavras NE e PAS antes e depois de um verbo, significa uma negação “ Tu ne vas pas au cinema?” Você não vai ao cinema?
Sem a Generalização seria impossível aprender a partir de uma regra de conhecimento já existente.
Por outro lado, constantemente agimos no presente baseados nas experiências e conhecimentos que aprendemos no passado.
Muitas vezes acertamos, entretanto, sempre corremos o risco de concluir generalizando, como por exemplo, dizer que todas as pessoas que vêem de um determinado país reagem da mesma maneira ou que todas as crianças que se esquecem das letras na hora de escrever, são disléxicas.
Em muitas ocasiões alguém diz algo e entendemos o contrário, ou dizemos algo e somos mal entendidos. Isto acontece porque cada um está aplicando seus próprios filtros de entendimento e um deles é a Generalização.
Então para melhorar a comunicação e saber o que os demais estão falando, faça perguntas para ter certeza ou se aproximar mais do que a pessoa está comunicando.
Exemplo: “Não aprendi nada nesta classe!”( nada, é uma generalização) Você lhe pergunta. Como assim? O que é nada para você? Se lembra de algo que foi dito na classe?
Assim, você pode saber com mais exatidão, o que a pessoa está querendo dizer, talvez para ela “Nada” significa não entender partes do conteúdo, ou um detalhe que não ficou claro, ou entende a teria e não sabe como aplicar na prática.
Fazer este tipo de perguntas no nosso dia a dia para as pessoas com as quais nos relacionamos, com certeza, vai melhorar nossos relacionamentos interpessoais.
Aprendemos também a escutar mais, o que é sem sombra de dúvida, um fator chave para uma comunicação eficaz. Será só por isto que temos dois ouvidos e uma boca? ( pode ser uma generalização...)....(:

Escrito por Lucimara Mendes
Copyright (c)